Euforia é uma das palavras que ajuda a traduzir o sentimento das pessoas contemporâneas da Belle Époque, pois foi o que certamente sentiram ao vivenciar acontecimentos importantes para a sociedade mundial: a invenção do telégrafo e do telefone, do avião, da lâmpada elétrica e do automóvel moderno, são bons exemplos. A Belle Époque – do francês, bela época – foi um período que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914). E foi nesse contexto, como citado, que a sociedade mundial vivenciou grandes avanços em diferentes campos do desenvolvimento humano, inclusive na arquitetura e no design de interiores. Este período também se trata de uma época em que a chamada “indústria do divertimento” começou a surgir no mundo, incentivada pelo crescimento do cinema e o ápice da cena cultural.

 

Uma das principais características deste período é o estilo boêmio que surgiu principalmente na França, país que se tornou o centro global de toda influência educacional, científica, médica e artística. As obras de arte produzidas em Paris se tornaram referências para o mundo. Naquele período, estar em ambientes como balés, livrarias, óperas e teatros passou a ser algo comum na rotina dos burgueses.

 

Foi na Belle Époque que surgiu uma das obras arquitetônicas mais famosas da história: a Torre Eiffel, construída como arco de entrada da Exposição Universal de 1889 para celebrar o centenário da Revolução Francesa. Também foi na Belle Époque que surgiu o Art Nouveau, um movimento artístico que se manifestou principalmente nas artes plásticas, na escultura, no design e na arquitetura. Mas por que tantas obras de arquitetura com estilo Art Nouveau surgiram na Belle Époque?

 

Com a invenção da energia elétrica, o europeu começou a ter uma vida fora de casa. Diante desse contexto, momentos de lazer começaram a fazer parte da vida da população de alta renda, dando origem aos cabarés, teatros, cafés, cinemas, entre outros locais voltados à cultura.

 

A ligação do Brasil com a França foi intensa na Belle Époque, tanto que a alta burguesia viajava com frequência à Paris para estar informada sobre as tendências culturais, artísticas e tecnológicas. No Brasil, toda essa efervescência cultural foi concentrada inicialmente nas regiões mais prósperas do país na época: a do ciclo da borracha (Amazonas e Pará), a cafeeira (São Paulo e Minas Gerais) e as três principais cidades coloniais brasileiras (Recife, Rio de Janeiro e Salvador). O Theatro Amazonas, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo (também no Rio) e a Estação da Luz (São Paulo) são exemplos de obras arquitetônicas que marcaram a Belle Époque no Brasil. 

 

A Belle Époque é uma das grandes inspirações do La Belle Tour Residence, novo empreendimento da Rosecon em Itapema (SC) que se inspira na arquitetura das grandes obras da época como o Grand Palais e o Petit Palais construídos para a feira mundial de 1900 onde grandes fachadas clássicas abrigavam interiores absolutamente modernos e que se utilizavam da mais nova tecnologia do período. 

Icone whatsapp